Manaus – AM: Passeios e Informações

Manauscapital do Amazonas é emoldurada pela imensidão de florestas e rios. Mas com ricos detalhes históricos e culturais,

Museu do Seringal – é um espaço que retrata a cultura e a vida das fazendas de onde se retirou uma das maiores riquezas do Norte do Brasil no início do século 20, a borracha.

Manaus-AM-passeios-e-informações

O lugar reproduz todos os pormenores do dia-a-dia dos seringais, a casa do dono, com todo o luxo provindo na época da Europa, com móveis de madeira nobre, o piano, a venda onde os seringueiros faziam suas compras e deixavam o dinheiro em troca da comida, a igrejinha construída para dar ênfase a grande fé dos trabalhadores.

O visitante além de conhecer todo o mobiliário da época passeia por uma trilha mata adentro, pode ver a extração do látex da seringueira e outros detalhes do processo. Um desses detalhes é o tapiri de defumação, onde são feitas as bolas de borracha que ganharam o mundo e transformaram a Capital em uma cidade rica.

Manaus chegou a ter quase 40% do rendimento total nacional. De toda essa fortuna nasceram os edifícios de extremo luxo e beleza, que misturam elementos do neoclássico, do barroco e do estilo eclético, preservados por mais de um século depois do fim do Ciclo da Borracha.

Hoje ainda representam o luxo existente.

Manaus foi fundada em 1669.

Manaus-AM-passeios e informações-1

O Teatro Amazona é sem dúvida o maior símbolo da riqueza daquela época. Por fora chama a atenção do visitante por suas paredes de cor rosa e sua cúpula verde e amarela, com suas 36 mil lâminas de cerâmica, uma homenagem à Bandeira do Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *