Depressão: Sinais, Causas e Tratamento

Depressão-sinais-causas-e-tratamento

Depressão-sinais-causas-e-tratamentoVocê vai ler a seguir o que é a depressão seus sinais, causas e tratamento, confira:
A depressão é uma alteração afetiva que caminha lado a lado com a humanidade ao longo de sua história. Na mudança ela pode apresentar no sentido patológico, onde aparece à tristeza, o pessimismo, a baixa auto-estima, geralmente combinando-se entre si. Faz-se necessário o acompanhamento profissional, por um médico, tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado.

Observando alguns sinais como:

Mau humor ou irritabilidade, ansiedade e angústia

Desânimo, cansaço à toa, necessidade de maior esforço para realizar pequenas tarefas

Desinteresse ou quase nenhum interesse em atividades anteriormente consideradas agradáveis

Desmotivação e apatia

Falta de vontade e indecisão

Outros sinais comuns nesses casos, observados como, por exemplo, insegurança, angústia, desespero, desamparo e vazio uma vez analisados pelo médico ajudaram a diagnosticar e tratar a doença.

Sentimento de culpa, baixa auto-estima, sem rumo (falta de um sentido na vida), inutilidade, ruína, fracasso, doença ou morte. A pessoa pode tentar desesperadamente acabar com esses sentimentos até o ponto de, planejar a própria morte tornam-se um suicida. Representando um individuo perigoso devido a sua forma de pensar e agir.

Dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento

Baixo rendimento sexual ou simplesmente fazer por fazer sem prazer.

Alteração no apetite e peso, sempre notável.

Insônia, despertares múltiplos, baixa qualidade do sono.

Quando você sente dores ou outros sintomas físicos sem justificativas claras como, por exemplo, dores de barriga, má digestão, azia, diarréia, constipação, flatulência, tensão na nuca e nos ombros, dor de cabeça ou no corpo, sensação de corpo pesado ou de pressão no peito, entre outros.

Causas

A depressão é uma doença. Há uma série de evidências que mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e, em menor proporção, dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células. Outros processos que ocorrem dentro das células nervosas também estão envolvidos.

O que se pensa normalmente é que os fatores psicológicos e sociais muitas vezes são conseqüência e não causa da depressão. É bom ressaltar a predisposição de cada pessoa, pois, em cada cinco pessoas no mundo apresentam o problema em algum momento da vida em relação à depressão.

 Tratamento

O tratamento para depressão é feito com medicamentos. No mercado brasileiro existem mais de 30 antidepressivos que, ao contrário do que dizem não são drogas, eles não viciam. O tratamento é muito simples e, de modo geral, não deixa a pessoa incapacitada  ou entorpecida. Alguns pacientes precisam de tratamento de manutenção ou preventivo, que pode levar anos ou a vida inteira, para evitar novos episódios.

Para o tratamento o paciente  pode contar com a psicoterapia que ajuda o paciente, mas não previne novos episódios, nem a cura da depressão, essa técnica auxilia na reestruturação psicológica do paciente, que também aumenta sua compreensão sobre o processo de depressão e na resolução de conflitos, o que diminui o impacto provocado pelo estresse.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *