PROUNI 2013: Incrições e Informações

prouni-2013

prouni-2013Esta chegando à hora de ser divulgada a data para as inscrições pelo MEC (Ministério da Educação), o período de inscrições para o PROUNI 2013.
O PROUNI – Programa Universidade Para Todos foi criado em 2004 no governo do Exmo. Sr Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na época, visando democratizar o ensino superior no Brasil, para que todos independentemente de sua classe sócio/econômica tenham oportunidade de frequentar uma Universidade, o que antes só os ricos podiam em sua maioria desfrutar.

Para alcançar com mérito o objetivo proposto, o PROUNI atua com a distribuição de bolsas de estudos para pessoas com baixa renda, que não tem como custear seus estudos em instituições particulares (privadas) de ensino superior. As bolsas de estudo oferecidas pelo PROUNI 2013 podem ser integrais ou parciais. Desde sua criação o programa já distribuiu milhares de bolsas de estudo em todo país, tornando sonhos em realidade, sonhos esses que até então pareciam quase ou impossíveis para quem gostaria de dar continuidade a seus estudos, mas suas condições financeiras não permitiam prosseguir.

O processo seletivo do PROUNI 2013 passa a ser totalmente informatizado, baseado na nota obtida pelo candidato no ENEM. Agora, o processo seletivo do PROUNI é totalmente impessoal, garantindo maior transparência e credibilidade, devido a sua informatização. Serão realizadas duas chamadas (no momento da inscrição o candidato poderá fazer duas opções, ou seja, escolher dois cursos diferentes).

Os candidatos que não forem selecionados na primeira opção poderão aguardar a segunda chamada. Ainda, mesmo que, não seja selecionado na segunda opção, o candidato poderá participar de uma lista de espera que dá direito a concorrer às bolsas não ocupadas durante o processo seletivo.

Requisitos necessários para os candidatos interessados em concorrer a uma bolsa de estudos oferecida pelo Governo Federal através do PROUNI 2013:

  • Ter realizado a prova do ENEM 2012 e obtido nota média de 400 pontos;
  • Cursado o ensino médio em escola pública ou escola particular, com bolsa integral;
  • A renda familiar per capta do candidato deve ser de um salário mínimo e meio (para bolsa integral) e de três salários mínimos (para se obter bolsa parcial, 50%);
  • Caso o candidato seja professor da rede pública de ensino e o curso pretendido for à área da educação (normal superior, letras, pedagogia, etc.).

Mais Informações

Departamento de ProUni (Bloco 6 -térreo)

pelo Telefone (044) 3027.6360 ramal 208 e 377

ou (044) 3027.6222 Call Center

e-mail: prouni@cesumar.br

ou através do site do MEC: –  http://www.mec.gov.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *