Significado dos Nomes de Pessoas

Somos formados de características físicas e personalidades únicas e é isso que nos torna tão únicos e especiais. Não, eu não estou falando “bonito”, essa é a mais pura verdade. Como seres únicos que somos as preferências e gostos de cada um são bem diferentes, embora iguais entre algumas pessoas. Usado para nos apresentar ao mundo, o nome tem muito mais importância que somente a de ser escrito na certidão de nascimento ou mesmo de nos identificar em meio a esse mundão.
Os supersticiosos acreditam que o nome possui um poder todo especial de definir a personalidade de uma pessoa e até mesmo seu destino; não é a toa que muitos famosos acrescentam uma letra ao nome ou mesmo criam um novo para a vida artística. Se isso é verdadeiro ou não, vai da crença de cada um, mas, uma coisa é certa: todo mundo tem curiosidade de saber o significado de seu nome, né? Haha… Eu já li o meu em vários sites pra ver o que significa e “se bate”. Quem nunca fez isso que atire a primeira pedra!

Veja na lista alguns nomes e seus significados.

Se você nunca consultou seu nome na lista de significados ou vai ser mamãe e está numa indecisão enorme para escolher o nome do bebê, vai gostar da lista com nomes e seus respectivos significados. Torça para encontrar o seu.

Adele (nome que está em alta devido à fama da cantora): Nome de origem germânica. Significado: Amiga da nobreza.
Sandra (nome feminino mais escolhido no Brasil). Nome de origem grega.Significado: Defensora da humanidade
Daniel: Nome de origem bíblica. Variação feminina: Daniele. Significado: Deus é meu juiz.
Adriana: Nome de origem latina. Da cidade de Ária, região banhada pelo mar Adriático. Ádria vem de Adar, deus do fogo, uma das divindades adoradas pelos heráclidas, povo descendente de Héracles.
Antônio – (Latim) – Antonius, inestimável, o que não tem preço. Tonho, Toninho, Tonico, Totonho, Totoca, Toni, Tinoco, são diminutivos.

Ágata – (Grego) – Agathé, boa, bondosa.
Aguinaldo – (Teutônico) – Aginald, aquele que governa com a espada.
Rosana: Do inglês “rosa graciosa”.

Rafael (a): Do hebraico “curado por Deus”.

Raquel: Hebraico, calma como uma ovelha. Nome de pessoas que freqüentemente podem chegar a sentir-se vítimas de uma situação familiar ou social. Seus esforços para esclarecer eventuais mal-entendidos faz com que sempre consigam restabelecer a confiança depositada sobre eles.

Rita: Diminutivo de Margaret, ou do italiano Margherita (Margarida). Faz alusão a determinadas atitudes relacionadas com a tenacidade e com a força de vontade. É próprio de pessoas que se sacrificam ao extremo quando estão convictas de que há uma razão para isto. Do italiano “forma popular de Margarida”.

Rodrigo: Do alemão “famoso pela glória”.

Alexandre – (Grego) – Alexandros, defensor da espécie humana.
Augusta – (Latim) – Nobre, glorificada.
Eloá – (Hebraico) – Deus.
Edmundo – (Anglo-saxão) – Ead-mund, próspero protetor.
Edna – (Hebraico) – Ednah, rejuvenescimento; a que conhecia o segredo da renovação.
Emanuel – (Hebraico) – Immanu-el, Variações: Emanuela, Emanuele, Significado: Deus conosco; Deus está nos corações dos homens puros.
Guilherme – (Teutônico) – O que protege, o protetor.
Iago – Variação de Jacó, do hebraico Ya’agob, aquele que suplanta, aquele que vence.
Igor – (Escandinavo) – Ingvar, defensor de Ingo, divindade germânica.
Catarina – (Grego) – Kátharos, puro.
Bianca – (Germânico, latim) – Branca, alva.
Maísa: Grego. Significado: pérola.

Maíra: Árabe: inteligente.

Maria: Hebraico, significa senhora soberana. Nome que indica serenidade, força vital e vontade de viver. Por vezes são forçadas a pedir auxílio para resolução dos muitos problemas que tem de enfrentar na vida e para agüentar a dor. Consideram o dinheiro necessário, mas não essencial. Do hebraico “amargura, mágoa, soberana”.

Michelle: Francês: sabia, soberana.

Marcos: Do latim “o grande orador”.

Laila: Árabe, significa formosa, bela, bonita. É extremamente amorosa e preocupada com o mundo ao seu redor. Sente necessidade de ajudar as outras pessoas e de ter uma vida familiar segura, e sem atritos. É a pessoa mais apaixonada. Quando ama é pra valer. Sua generosidade pode causar perdas irreparáveis.

Leila: Árabe, significa negra como a noite. independente e determinada, trabalha ardentemente para conseguir o que deseja. Por isso, sabe dar valor ao que possui e não tolera desperdícios. Tende a ser feliz na maturidade, depois de muitas paixões.

Leonardo: Do alemão “homens fortes, forte como o leão”.

Luis(a): Do alemão “guerreiro famoso, glorioso”.

Luana: Africano, de Luanda. Variante: Luanda. Nome de pessoa bastante intuitiva e perceptiva das situações de perigo, como se contasse com um radar. Ela é fiel e exige fidelidade em troca. Significa filha da luz.
Lais: Grego, quer dizer a popular, a democrática. Representa a superioridade de espírito sobre a atraente efemeridade das paixões inúteis. É próprio de pessoas que tem certa predisposição para a rebeldia perante as injustiças. Do grego “a democrática”, do hebraico “a leoa”.

Simone: Hebraico: aquela que tudo ouve.

Susana: Hebraico, significa pura como um lírio. Variante: Susana. Representa a união entre a destreza e a habilidade. É própria de pessoas intuitivas e muito capacitadas, que sempre dominam as situações, especialmente no plano profissional, e estão sempre atentas a todos os detalhes.

Samuel: Significa aquele a quem Deus ouve e indica uma pessoa que age com determinação e justiça e só descansa quando atinge seus objetivos. A recompensa dessa atitude é ser bem-sucedido em praticamente todos os seus empreendimentos. Do hebraico “ouvido por Deus”.

Paulo: Significa pequeno e indica uma pessoa com muita disposição e um otimismo contagiante. Encara cada dia como um novo degrau para obter o desenvolvimento material e social. Dono de uma ambição inata, planeja cuidadosamente os passos da sua caminhada para o sucesso. Do latim “pouco, pequeno”.

Priscila (o): Do latim “velha antiga”, do passados ou dos tempos primitivos.

Paula: Feminino de Paulo, ver esse nome. Nome de pessoas que valorizam a amizade e a fidelidade a uma idéia representativa de princípios éticos e morais. Seu lema é permanecer sempre ao lado de quem precisa de ajuda. A sua maior recompensa é o trabalho bem executado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *